O lutador de Muay Thai, Ryann dos Santos Almeida, de 21 anos, foi transferido na tarde de hoje (02), para a Casa de Custódia Franz de Castro Holzwarth, no Roma II, em Volta Redonda. Ele é suspeito de assassinar Renato Ribeiro da Silva, de 31 anos, e deixar gravemente ferido Luiz Fernando Cupertino, de 39, foi indiciado por homicídio qualificado e tentativa de homicídio. Segundo perito da Polícia Civil, uma das suspeitas é de que Renato morreu após receber um chute com a potência de aproximadamente 300 kg que, a princípio, teria feito seu pescoço quebrar no momento do golpe. O advogado das vítimas confirma a versão, no entanto, a Polícia Civil aguarda o laudo pericial para divulgar o motivo da morte.
![]() |
O caso aconteceu - durante uma briga de trânsito - no fim da madrugada de quarta-feira (1º) na Rua Sverberi, no bairro Santa Rosa. A placa e modelo dos veículos não foram divulgados pela Polícia Civil.
De acordo com a polícia, o veículo de Ryann estaria estacionado no meio da rua, interrompendo a passagem do automóvel onde estavam as vítimas, que são primos. Com eles, também estava o filho de Renato, de 11 anos, e a namorada dele, de 18 anos.
Um dos ocupantes do veículo teria se irritado com a situação e xingado a namorada de Ryann, de 18 anos. A agressão verbal teria sido a motivação das agressões na versão de Ryann. A namorada de Renato afirmou, em depoimento, que o carro do suspeito realmente estava atrapalhando a passagem, porém, segundo ela, não houve xingamentos. Ela disse que ao ser abordado pelo suspeito, Renato disse "me dá um abraço, hoje é ano novo". A jovem falou que o rapaz ignorou o pedido e iniciou as agressões, acrescentando que ainda tentou impedir, mas foi empurrada pelo agressor.
Renato foi atingido com chutes e morreu após cair no chão e quebrar o pescoço. Já seu primo - que também foi agredido - foi socorrido e encaminhado à Santa Casa de Misericórdia da cidade. Ele permanece internado e seu estado de saúde é grave. De acordo com informações, ele foi diagnosticado com um coágulo na cabeça. O quadro de saúde da vítima permanece estável. O caso foi registrado na 90ª DP (Barra Mansa).
Prisão do lutador
O suspeito foi preso na manhã de ontem (1º), poucas horas após o crime. A Polícia Militar recebeu denúncias da localização do jovem que estaria na casa da sogra - no mesmo bairro da confusão.
Ele não foi encontrado no imóvel, no entanto, a mulher entrou em contato com a filha que a informou sobre o paradeiro do casal. Ryann foi detido na casa onde mora, na Rua Melvin Jones, no bairro Vila Orlandélia - também em Barra Mansa.
Ryann já tinha antecedentes criminais. Em 2010, ele agrediu um adolescente que, na época, tinha 17 anos. Na ocasião, o suspeito também teria ameaçado a mãe da vítima.
Apresentação
Ryann foi apresentado na manhã de hoje (02) pelos delegados Ronaldo Aparecido Brito e Alcidézio Junior. O suspeito não quis comentar o crime, apenas disse que não era sua intenção matar Renato.
Ronaldo lamentou o ocorrido e disse que Ryann utilizou uma força desproporcional, adquirida por pessoas treinadas em um esporte específico como o Muay Thai. Segundo o policial, o rapaz possui uma técnica apurada que, se mal empregada, pode levar a morte de alguém.
- É lamentável o que aconteceu. Esse garoto estragou a vida dele e de uma família inteira. Não podemos esquecer que tem uma pessoa em estado grave por conta da ação desenfreada desse jovem. Eu entendi que ele deve responder pelo homicídio, pois assumiu o risco de matar uma pessoa - enfatizou.
Sepultamento
O corpo de Renato foi velado na Capela Mortuária Municipal de Barra Mansa e sepultado no Cemitério São Francisco, na mesma cidade. Ele era divorciado e deixa dois filhos.
Familiares e amigos próximos se despediram dele em clima de revolta e indignação. Segundo algumas pessoas - que não quiseram se identificar - Renato cuidava dos pais que já possuem idade avançada e saúde frágil.
O advogado da família Albanio Valério afirmou que a prisão do suspeito é a prova que a polícia está empenhada em resolver o caso.
Ele disse que câmeras de monitoramento instaladas na Escola Estadual Luiz Gonzaga, próximo ao local da agressão, podem ter flagrado a ação de Ryann. O advogado falou ainda que as gravações já foram solicitadas e serão entregues a Polícia Civil.
Suspeito teria sido desligado de equipe
Ryann teria sido desligado da Equipe Muay Thai Mahatma, de Barra Mansa, da qual fazia parte, há cerca de dois anos e meio. Segundo um dos integrantes da equipe, a decisão de desligá-lo dos treinos foi tomada justamente por causa de seu comportamento que não era condizente com o esporte. Apesar disso, Ryan aparece em fotos postadas na página de uma rede social da equipe.
O Muay Thai, também conhecido como boxe tailandês, é uma arte marcial com mais de dois mil anos de idade nascida na Tailândia. Segundo a Confederação Brasileira de Muay Thai, o esporte segue a doutrina budista, em suas saudações e costumes, que desenvolve o senso de disciplina em quem pratica.
De acordo com o professor de Muay Thai, Murilo Filho, um dos objetivos da luta é canalizar a energia do indivíduo, lutar e desenvolver o condicionamento físico, sempre respeitando as características do indivíduo, mas sem o objetivo de machucar qualquer pessoa.
- O Muay Thai é um esporte formado por profissionais. O que esse rapaz fez é o contrário do objetivo de quem trabalha com o Muay Thai. Luto desde os oito anos de idade, e nunca briguei. O esporte é saúde e equilíbrio - acredita.
Ainda segundo ele, em seu time os alunos são orientados a não brigarem por qualquer motivo, e os que não seguem a regra são expulsos. Ele recomenda a quem quer começar a praticar esse esporte a buscar um profissional sério que seja treinado e que siga a filosofia do Muay Thai.
Fonte: Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/5,83205,Potencia-de-chute-que-matou-homem-pode-ser-de-300-kg.html#ixzz2pLFid8WL
Nenhum comentário:
Postar um comentário